GERENCIAMENTO DE REDES SOCIAISComo fazer um bom gerenciamento de redes sociais?

Sua empresa tendo em constante contato no lugar onde o seu cliente mais gosta de estar.

Tudo começa no planejamento, definindo o público alvo e assim, escolhendo quais redes sociais utilizar para atingir o target desejado. As mais utilizadas são o Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, pela abrangência de público que elas atingem, mas existem várias outras que, dependendo da necessidade da empresa, também podem ser opções vantajosas.

Montar uma estratégia de ação é a primeira coisa a ser feita, como, que tipo de post a página terá, qual será o objetivo, se a página servirá como uma forma de divulgação da empresa, se vai ser voltada para vendas, ou se vai ser uma comunidade de fãs da marca em questão.

Também é necessário dedicação com a página, postar conteúdo frequentemente, manter as informações da página atualizadas, manter um contato com os seguidores e fãs da empresa, tirando duvidas e respondendo sugestões.

Quais redes sociais utilizar?

A escolha das redes sociais é uma parte muito importante no gerenciamento, cada rede tem um público diferente com interesses diferentes, então para atingir seu publico alvo, você tem que saber onde ele está e onde ele tem maior participação.

O Facebook, tem uma abrangência gigante de público, então é praticamente obrigatório para uma marca ter uma página no site, e também tem outras muito populares, mas com um público um pouco mais específico, como o Instagram, que é uma rede social voltada apenas para fotos e vídeos de curta duração e o Twitter funciona com o conceito conhecido como microbloggin, que permite aos usuários enviarem e receber postagens de até 140 caracteres de outras pessoas. Temos também outras que já são menos usadas pelas empresas, mas que podem vir a ser uteis dependendo do objetivo da marca, como o Google+ e o LinkedIn.

Produção de conteúdo

Na produção de conteúdo, é onde as marcas escrevem os textos, criam as imagens, e os posts tudo pensando em ser mais atrativo ao cliente, para que ele veja o post e seja induzido a consumir os produtos vendidos na loja, mas as marcas devem escolher um conteúdo que corresponde com o público da página em questão.

Gerenciamento de Anúncios

A maioria das redes sociais possuem ferramentas para auxiliar no gerenciamento dos anúncios publicados pelas páginas, por exemplos, no Facebook existe o Facebook ADS que permite que a empresa pague uma quantia para que sua publicação seja impulsionada em forma de anúncio para os usuários, além de ter a opção de filtrar o público alvo filtrando idade, sexo, interesses e etc.

É importante que o anunciante sempre acompanhe os resultados dos anúncios, o que também é possível ver nas ferramentas das próprias redes, para que, se o retorno não estiver sendo bom, outra estratégia de ação seja montada.

Monitoramento

O objetivo do monitoramento é analisar o que os usuários estão falando sobre a marca nas redes, se o retorno está sendo positivo ou negativo, e acompanhar, também, sugestões e criticas deixadas pelos consumidores.

O monitoramento é muito importante para saber identificar as oportunidades e solucionar problemas que usuários eventualmente tiveram com a marca em questão, para que o anunciante saiba qual técnica utilizar a seguir.

Existem métricas que auxiliam com esse monitoramento, cada rede social tem uma métrica especifica, e elas também variam a partir do objetivo da marca, por exemplo, o número de menções feitas é uma métrica eficiente para ter uma ideia do resultado da campanha.

Manutenção

É indispensável manter a página sempre ativa, separar um tempo para atualizar, postar e criar novos conteúdos para seus seguidores.

Isso é importante para que sua página esteja sempre sendo lembrada de alguma forma na linha do tempo dos usuários e não caia no esquecimento entre outras várias páginas presentes nas mídias.

Como nem todo mundo tem esse tempo necessário para dedicar às redes sociais, é indicado que contrate empresas especialistas no assunto.

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