SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.
O SEO leva o seu site para o topo das páginas e com isso, trazer mais visibilidade e cliques para sua página ou site.
Para que isso aconteça, você deve manter seu site alinhado com seus produtos e conteúdos, sem fugir do foco do público-alvo. E nessa hora, entra a necessidade de se ter técnicas de SEO em seu site.
Hoje em dia existem empresas especializadas em técnicas SEO que são contratadas para otimizar sites em buscadores.
Mas é importante que profissionais de Marketing busquem saber mais sobre a ferramenta, pois a mão de obra para isso ser realizado pode acabar saindo muito caro para a empresa que deseja melhorar seu posicionamento no Google.
Uma dos maiores desejos das empresas que investem budget de marketing no meio digital é ter o seu site ou blog bem posicionado nos mecanismos de busca, pois todos desejam receber em seu site cliques gratuitos e diversos visitantes navegando e clicando em seus produtos e conteúdos disponíveis em sua página web.
Porém, apenas ter o seu site, e-commerce ou blog na internet não garante que ele consiga atingir a primeira página do Google de forma orgânica, ou seja, uma pesquisa grátis dos sites de busca.
Neste caso é necessário investir em estratégicas específicas da sua área de atuação, a fim de otimizar o seu site juntamente com o que você deseja divulgar e garantir que a sua empresa alcance um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
Isso porque todos nós sabemos que a concorrência pelas primeiras posições nos buscadores está cada vez maior e o site que não se adequar a essa transformação digital, ficará para trás.
Para alcançar bons posicionamentos nas páginas de mecanismos de busca, Google, Bing, Yahoo, por exemplo, existem diversos tipos de otimizações que você pode realizar no seu site e nos seus conteúdos com o intuito de melhorar a experiência do usuário que navega pelo seu site e tornar um resultado excelente à robótica dos motores de busca.
Essas otimizações que levam o nome de SEO ou busca orgânica, que são posicionamentos que você tem nesses mecanismos que não te cobrarão por cliques ou por visualizações.
Alguns exemplos de otimizações que podem auxiliar na aparição do seu site em buscas orgânicas seria um texto que apresenta uma leitura agradáveis para o usuário, com diversas palavras chaves relevantes que remetem ao assunto em questão ou criação de URLs (endereços das páginas) personalizadas.
Com a otimização de site e blogs com o uso de técnicas para melhorar o rankeamento destas páginas e posicionando a sua empresa nos primeiros resultados do Google, por exemplo, aumentam (e muito) suas oportunidades de negócio, já que 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google clicam apenas em resultados que aparecem na primeira página do mecanismo.
Sendo assim, o principal objetivo do SEO, então, é aumentar o volume do tráfego orgânico e garantir mais visibilidade para as páginas na web.
Tudo começa quando o usuário tem a necessidade de alguma informação ou comprar algum produto e se direciona até um dos diversos motores de busca da internet. Lá ele escreve o que deseja procurar colocando diversas palavras-chave e faz a busca.
Existe uma psicologia dessa busca que gira em torno do usuário: suas necessidades, sua forma de buscar por respostas, os resultados que ele espera ao procurar algo e etc.
De forma resumida, a psicologia humana frente aos mecanismos de busca passa pela necessidade de suprir um desejo específico, que podem se manifestar de formas diversas, e é papel das empresas que investem em Marketing Digital responder de forma objetiva a todas essas dúvidas e necessidades.
Com tudo isso, é preciso que a empresa que está investindo em marketing digital se coloque no lugar do usuário no processo de pesquisa para entender qual a melhor maneira de atrair a atenção dele para o seu site.
Existem três tipos de buscas utilizadas no Google, elas são:
Sua intenção de busca é clara, ele quer clicar exatamente no link da empresa que ele buscou e são poucas as chances desse usuário mudar o seu destino final e clicar em outro resultado de pesquisa que tenha aparecido para ele no meio do caminho.
Ao contrário da pesquisa navegacional, nesse caso o usuário não sabe exatamente em qual site chegará para encontrar o conteúdo que procura, pois não é possível identificar claramente sua intenção de busca.
Por isso é tão importante que as empresas tenham um bom rankeamento no Google. Por não saber exatamente qual site quer visitar, o usuário tende a utilizar os resultados orgânicos para procurar a solução da sua dúvida ou necessidade, e é nesse momento que o bom posicionamento do seu blog ou site é algo vantajoso para os negócios.
Veja um exemplo de pesquisa informacional:
Esse tipo de pesquisa é extremamente valiosa, especialmente para sites de e-commerce.
É de extrema importância entender como o mecanismo do Google funciona para criar estratégias assertivas de SEO.
As buscas nesses mecanismos são dividas em dois grupos: Os resultados pagos por clique, conhecido como links patrocinados, e os resultados orgânicos.
Os resultados pagos, que vocês podem ver na imagem abaixo dentro do quadrado vermelho, aparecem no topo da página, sinalizados por uma marcação verde com o texto “anúncio”.
Para ocupar esses espaços, as empresas pagam por clique através de uma ferramenta do próprio Google chamada Google Adwords.
Mas uma campanha realizada por links patrocinados podem ser infinitamente mais caros que uma boa técnica SEO.
Quando se trata da pesquisa orgânica, o Google realiza leituras utilizando robôs chamados Crawlers.
A função deles é realizar um tipo de scanner utilizando algoritmos nos sites, eles buscam e salvam todas as informações desses sites e todos aqueles que possuírem uma apresentação bem colocada no SEO passam a aparecer nas pesquisas orgânicas do Google.
Esses robôs realizam a leitura periodicamente, para garantir que as páginas no topo das pesquisas continuam apresentando técnicas de SEO válidas.
Uma página que se posicionou no topo das pesquisas pode voltar a cair se não permanecer utilizando as técnicas de otimização de forma correta.
Esses robôs não enxergam imagens e layout das páginas, apenas textos e códigos. Então, um conteúdo bem escrito e um bom back-end são o foco dos Crawlers.
Outro detalhe importante para o Google é a freqüência de postagens que a página realiza. Quanto mais conteúdo o site produzir, mais trafego orgânico ele receberá. Com isso, o Google saberá que seu site é muito visitado e o manterá no topo das pesquisas.
Os Algoritmos do Google são usados para filtrar o que é mais relevante para o ususário.
O Google utiliza mais de 200 fatores de rakeamento para definir a ordem das páginas apresentadas ao usuário para cada busca realizada.
Para que isso funcione de forma correta, o Google passou por diversas atualizações do algoritmo. Eles são:
Quando um tráfego orgânico é avaliado como um meio de acesso de usuários qualificados, notamos que a taxa de fechamento de conversões é superior aos outros canais, como Links Patrocinados e até as Mídias Sociais.
Em Fevereiro de 2015 uma pesquisa realizada pela EconSultancy mostrou que 76% dos profissionais de marketing ao redor do mundo consideram o SEO como uma fonte de excelente resultados.
Com isso, de alguns anos para cá, a busca por aperfeiçoamento de técnicas SEO tem crescido brutalmente entre as empresas. Tornando o topo das pesquisas uma disputa acirrada entre as páginas e sites.
Uma empresa que trabalha com o marketing digital deve estar sempre atualizada dos acontecimentos nos sites de busca, pois é com eles que o site terá visibilidade.
A partir de gráficos e pesquisas sobre o que o Google recebe de usuários, as empresas conseguem ter uma noção das palavras mais utilizadas para se realizar uma pesquisa. Com isso, são criados textos e páginas URLs usando as palavras mais buscadas para cada tipo de caso.
Existem diversas etapas a serem seguidas para levar sua página ao topo dos sites de buscas. Elas são importantes para que o site possua foco e ao mesmo tempo seja o que os usuários buscam.
Quando uma empresa de marketing digital decide subir sua página nas pesquisas do Google, ela deve focar, principalmente, em seu público-alvo.
O SEO utilizado deve ser focado no produto que o site vende ou oferece para o usuário, também conhecido como On Page.
Uma pessoa que conhece o site em questão saberá o conteúdo que ele apresenta então sua busca será focada nisso. Se as técnicas de otimização não destaca o principal foco do site, os usuários não terão interesse em visitá-lo.
Com isso, o site receberá um público especifico. Algumas empresas acreditam que não seja vantajoso focar em um tipo de usuário, mas, apesar do acesso ser menos volumoso, ele será de mais qualidade. Pois com as pessoas certas visitando seu site, o interesse dela ficar nas páginas por mais tempo ou navegar pelo site é maior e trazendo-as de volta outras vezes.
Um site que traz um público que não é focado no seu conteúdo, recebe o que é chamado de rejeição, o que faz a página cair no Google rapidamente.
Além de todas as técnicas citadas acima, a empresa de marketing digital deve ter em mente que o que é feito de forma original chama muito mais atenção das pessoas.
Um conteúdo feito de um modo que outros sites não apresentam é importante para despertar o interesse nos usuários.
A partir do momento em que eles conhecem a página e ela apresenta algo inovador, eles saberão onde procurar em uma busca futura.
Outro fator importante para o Google é o tamanho do conteúdo apresentado pela página. Os sites de buscam procuram subir páginas que possuam um conteúdo completo, que seja capaz de tirar as dúvidas do usuário que a buscou.
Apesar desse tópico não ser uma regra, ele acaba sendo muito importante no momento de subir uma página no Google.
O Título Interno é o que aparecerá quando o usuário entrar em seu site. Diferente do Título de SEO, que é o que leva a pessoa a sua página, o Título Interno deve fazer com que o leitor tenha mais vontade de ler seu conteúdo.
Por ser a primeira informação que o leitor lerá, o título interno do texto deve ser muito bem pensado e estruturado.
Existem alguns fatores que são importantes de serem seguidos no momento em que um título é feito. Esses fatores são:
Seguindo essas dicas, o título do texto estará dentro dos padrões que o Google e o usuário desejam que a página possua.
O SEO Title é o título externo da página, ele é o responsável por atrair o leitor para ela. Assim como o Title Tag, é importante seguir algumas diretrizes para trazer eficiência ao seu título. Elas são:
Essas técnicas são básicas no momento de produzir um SEO Title que fará a apresentação da sua página no Google, levando o leitor ao conteúdo dela.
As URLs Amigáveis são aquelas de fácil compreensão para todos os leitores e buscadores. Elas auxiliam no momento da busca e do direcionamento dos usuários para sua página.
Quanto menos elesmentos, além da palavra-chave, a URL tiver, mais amigável ela é considerada. Uma URL do tipo: WWW.webloper.com/?k=ry73, por exemplo, não é bem vista pelos usuários, pois seu formato não passa confiança para quem a lê.
Assim como as outras técnicas de otimização, existem diversos fatores a serem considerados e desconsiderados no momento de produzir uma URL amigável, por exemplo:
Deve possuir:
Deve evitar:
Seguindo essas indicações seu URL será amigável aos olhos dos usuários, o que ajudará a subir a página nos sites de busca
As Heading Tags são utilizadas para identificar a prioridade dos conteúdos existentes na página. Nesse tipo de código é possível observar até seis headings, o que apresenta o conteúdo mais importante (H1) e os seus subtítulos (H2 a H6).
Utilizando isso, o Google será capaz de identificar a hierarquia das informações do conteúdo da sua página.
A hierarquia do conteúdo é importante, pois mostra ao Google as informações mais importantes dos seus textos, facilita a interpretação dos Crawlers, os buscadores poderão definir os principais temas abordados no seu post e otimiza a leitura dos textos.
Como fazer o Heading Tags:
Utilizando a Heading Tags na estrutura de uma página, o SEO será muito mais eficaz no momento de otimizá-la.
A palavra-chave é o principal instrumento de uma pesquisa nos sites de busca. Elas são termos compostos por uma ou mais palavras que são a forma como o usuário escreve a dúvida nos buscadores.
Ela serve para passar ao Google uma mensagem de qual conteúdo sua página exibirá. A escolha da palavra-chave deve acompanhar o principal foco que o site apresentará naquela página em questão.
Para que uma página seja bem vista pelos Crawlers, a palavra-chave deve se repetir algumas vezes durante o texto, sem fugir do tema composto por ela.
Não existe um número exato de vezes que a palavra-chave deve aparecer no conteúdo. O importante é manter a coerência no texto sem deixar que a repetição da palavra-chave atrapalhe.
A Meta Description é um código que tem como função explicar para o usuário qual é o conteúdo abordado naquela página e com isso, atraí-lo para ler o conteúdo.
Apesar de não ser nenhuma regra, possuir uma Meta Description influencia consideravelmente na taxa de cliques da página. Mas para que isso ocorra, é preciso que algumas etapas sejam concluídas:
O Off-Page são os fatores externos do site. Esse quesito é muito valorizado pelo Google, pois é com ele que se representará a autoridade do conteúdo da página ou do site e de como as pessoas reagem á ele. Quanto melhor o conteúdo disponível, mais backlinks a sua página receberá dos usuários.
Os backlinks são links de outros sites voltados para o seu. Um site usando o seu como hiperlink, por exemplo.
Quanto maior a quantidade de sites externos de relevância apontando para o seu, melhor seu rankeamento será no Google.
Existem alguns fatores que devem ser seguidos para levar ao rankeamento do Off Page do seu site. Esses fatores são:
Link Building: é a parte mais importante do SEO Off Page. Essa parte garantirá a autoridade da sua página e do seu domínio e se mostrara com uma grande referência para o Google.
Essa ferramenta funciona como um tipo de indicador. Quando um site linka para você, ele é indicado com um site com bom conteúdo. Então, quanto mais indicações seu site receber, mais relevância ele terá.
Recebendo uma indicação de um link com relevância, mais respeito seu site receberá do buscador. Mas caso você receba indicações de links com relevância menor do que o seu, ainda é um ponto positivo para sua página.
Autoridade: O Link Building é o principal fator para conquistar autoridade, mas não é a única ferramenta para isso.
Domínios recentes não possuem uma autoridade maior que os antigos. Pois a quantidade que um domínio publica possui um alto peso para o Google.
Localidade: A localidade é um fator que influencia diretamente no SEO, pois o Google utiliza a localidade para apresentar os sites e páginas nos resultados de busca.
Por exemplo: Se você está em São Paulo e pesquisa um produto para comprar, o Google te apresentará sites que vendem o produto na região de São Paulo. O Google sempre trará os resultados mais próximos e acessíveis para o usuário.
Social: As redes sociais são grandes auxiliadoras na divulgação de um site. O engajamento e as menções nas redes influenciarão no rankeamento do seu site no Google. Pois uma das coisas que o Google busca é o envolvimento da empresa com o conteúdo que ela publica.
Os botões de compartilhamento não são uma regra, assim como a Meta Description. Mas, a boa localização de botões de compartilhamento podem ajudar muito a otimizar sua página no Google.
Pelo motivo do Google não enxergar imagens, ela necessita de elementos textuais para que ele possa entender do que se trata e apresentá-la como um resultado em alguma busca na web.
Por conta disso, é necessário que antes de subir alguma imagem para seu blog ou site, você se atente a três elementos:
O nome do arquivo: ele deve ser a palavra-chave separa por hífens. Como dito antes, o Google não lê espaços.
O texto alternativo (alt text): é o principal fator para uma imagem, não só para apresentar ao Google, mas também para os seguintes casos:
Tamanho da Imagem: imagens muito pesadas podem prejudicar o desempenho da sua página. O tempo de carregamento de imagens é um fator considerável para o Google.
Esse fator é essencial para o Google, pois com ela os Crawlers vão analisar a experiência dos usuários em suas publicações e para quais outros conteúdos seu leitor esta sendo levado pelos seus textos.
Quanto mais links internos um conteúdo especifico receber, mais relevância ele terá no Google.
Um dos principais fatores de rankeamento do Google é a Permanência na Página, pois com isso, entende-se que o conteúdo do site é de uma boa qualidade.
Quanto mais tempo o usuário permanecer na página, mais o Google considerara que sua publicação supriu as dúvidas do leitor em questão.
Se um usuário entra na página e logo sai dela, o buscador entenderá que o conteúdo não agrada ao público, o que fará sua página cair na busca do Google. Mas, apenas se acontecer diversas vezes.
Existem algumas formas de ampliar o tempo de permanência do usuário em sua página. Elas são:
Nos dias de hoje é muito comum os celulares serem mais utilizados para buscas no Google que computadores.
Então, se seu site não estiver apto a atender formatos móbile, as chances das visitas caírem são muito grandes.
Utilizando todas as ferramentas descritas acima, sua página conseguirá uma boa visibilidade no Google.
Porém, é muito importante ressaltar que mantê-la atualizada e não deixar de usar essas ferramentas é muito importante para se manter no topo das pesquisas.
Existem algumas técnicas que são consideradas antiéticas no Google, elas são feitas para impulsionar rapidamente páginas na pesquisa orgânica, sem levar em consideração a experiência do usuário.
Algumas dessas técnicas são: repetir várias vezes a palavra-chave no conteúdo, comprar e gerar uma grande quantidade de links de outros sites, incluir palavras escondidas na página das quais só serão vistas pelos robôs dos buscadores, etc.
Isso tudo faz com que o site que estava em primeiro nas pesquisas não supra as necessidades do usuário, lhe trazendo uma experiência ruim e inútil.
Com as atualizações do algoritmo do Google, essas técnicas têm sido penalizadas, mas alguns sites ainda conseguem utilizá-las.
Black Hat SEO: as técnicas Black Hat visam somente o posicionamento orgânico nos sites de buscas, infringindo as regras que o Google estabelece.
Esse tipo de técnica gera resultados em curto prazo, mas é considerada antiética e vulnerável a sofrer punições e até exclusão do buscador.
Algumas técnicas Black Hat são: conteúdo oculto, conteúdo duplicado, links pagos, SEO negativo, blog SPAM.
White Hat SEO: essas técnicas não vão contra as diretrizes do Google e de outros buscadores. Funcionam de médio a longo prazo, mas não correm risco de serem punidas.
Segundo as regras do Google, o que se deve fazer é criar conteúdos originais e de qualidade, focar sempre na experiência do usuário e não utilizar truques para melhorar o posicionamento nas buscas orgânicas.
Um SEO usado de forma correta auxiliará no rankeamento do site, sem que ele precise utilizar técnicas antiéticas.
O foco do Google é englobar o máximo de informações possíveis de forma rápida e útil, sempre visando a melhor experiência para seus usuários.
Lembrando que o engajamento em redes sociais traz muita visibilidade aos sites. Hoje em dia praticamente toda a população mundial possui alguma rede, então, utilize-as como forma de divulgação do seu site.
Com isso, as buscas por ele nos buscadores aumentarão e o Google passará a vê-lo como um site de autoridade.
O Google continuará aperfeiçoando as técnicas de SEO, então, o acompanhamento nas atualizações é muito importante para manter sua página no topo dos sites de busca.
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