O Instagram Ads é uma plataforma originada da rede social, Instagram.
Uma rede conhecida pelo seu grande apelo visual, feita para compartilhar fotos e vídeos com legendas.
A dinâmica da rede social não tem segredo: as pessoas seguem umas às outras e acompanham suas postagens, podendo curtir, comentar e compartilhar publicações. Além de também ser possível realizar a troca de mensagens via “Direct”.
Hoje em dia, um dos seus principais formatos é o “Storie”, que são postagens temporárias com duração de 24h de visibilidade para os outros usuários.
A rede social comprada pelo Facebook em 2012 por US$1 bilhão é uma das maiores redes com da internet. Em 2018, o Instagram bateu um bilhão de usuários ativos em sua plataforma, sendo 64 milhões apenas no Brasil.
A partir desses números, sabemos que a rede é uma excelente oportunidade de investimento.
Nesse momento, entra o Instagram Ads.
O que é o Instagram Ads?
O Instagram Ads é uma forma de propagar anúncios, sejam eles no feed de notícias ou nos Stories.
Os anúncios feitos nessa plataforma são veiculados nos formatos de fotos, vídeos e carrossel, com seqüências de fotos ou/e vídeos.
A ferramenta é utilizada para gerar cliques, conversões, instalações de aplicativos, visualizações de vídeos, seguidores, etc.
A criação de anúncios na plataforma do Instagram Ads traz visibilidade, atração e reconhecimento da marca para a sua empresa.
Vídeos e fotos são muito utilizados para apresentar produtos e suas formas de utilização.
Trazendo uma novidade para os usuários junto de um tutorial ou descrição.
Exemplos de Anúncios no Instagram
Existem diversos tipos de anúncios que podem ser utilizados no Instagram Ads. Eles são decididos pelo próprio anunciante que saberá qual se encaixa melhor em sua campanha.
1- Anúncios em Carrossel: é uma ótima opção para anunciar produtos físicos. O modelo de carrossel consiste em apresentar diversas imagens ou vídeos no mesmo anúncio, permitindo a visualização de todas as imagens ou de tocar na tela para ser direcionado à página de destino;
2- Anúncios de Foto: o modelo mais tradicional de anúncio. Neste formato, é possível adicionar apenas uma imagem, juntamente com a descrição e o título de anúncio;
3- Anúncios de vídeo: no formato de vídeo é possível adicionar um vídeo promocional de até 60 segundos no lugar das imagens. Também é permitida a postagem de diversos vídeos em um só post, assim como as fotos;
4- Anúncios com Stories: nos stories é possível anunciar imagens ou vídeos em tela cheia. Esse tipo de anúncio fica disponível para os usuários por 24h. Neste formato é importante ficar atento às medidas e margens necessárias para que nenhum conteúdo seja ocultado em dispositivos móveis com telas pequenas;
5- Anúncios de coleção ou vitrine: lançado recentemente, o anúncio de vitrine permite anunciar produtos e direcionar o usuário para seu e-commerce de forma mais rápida e prática.
6- Texto na Imagem: esse tipo de anúncio não é muito recomendado, pelo motivo de atrair menos usuários. O permitido é que o texto ocupe apenas 20% da área da imagem/foto usada. Se esse limite for ultrapassado, o alcance do anúncio se torna restrito.
Apesar de cada anúncio responder de uma forma especifica, a empresa pode usufruir de todas as formas de campanhas disponibilizadas pelo Instagram Ads.
Especificações do Feed do Instagram
O tamanho ideal das mídias utilizadas nas campanhas do Instagram Ads vai depender do formato que o anunciante escolher.
Quadrado:
Resolução mínima: 660 x 600 pixels.
Resolução máxima: 1936 x 1936 pixels.
Paisagem:
Resolução mínima: 600 x 315 pixels.
Resolução máxima: 1936 x 1936 pixels.
Vertical:
Resolução mínima: 600 x 750 pixels.
Resolução máxima: 1936 x 1936 pixels.
Tamanho do vídeo:
Tamanho máximo: até 4 GB.
Duração máxima: até 120 segundos (dois minutos).
Tamanho do texto:
Legenda do anúncio: até 2200 caracteres.
Taxa de proporção:
Assim como o tamanho da imagem, a taxa de proporção de anúncios do Instagram também vai depender do formato.
Quadrado – 1:1
Paisagem – 1.91:1
Vertical – 4:5
Especificações nos Stories do Instagram
Assim como no feed, os stories do Instagram também possuem especificações para realizar um anúncio no tamanho ideal.
TaTipo de arquivo:
.mp4 ou .mov (vídeo).
.jpg ou .png (foto).
Tamanho máximo do arquivo:
4 GB (vídeo).
30 MB (foto).
Duração do vídeo:
Duração Máxima: 120 segundos.
Por padrão, as imagens são exibidas por apenas cinco segundos.
Dimensões:
Resolução recomendada: 1080 x 1920.
Mínimo: 600 x 1067.
Cadecs Suportados:
Vídeo: H;264, VP8.
Áudio: AAC, Vorbis.
Benefícios do Instagram Ads
O Instagram esta caminhando para se tornar uma das principais plataformas de mídias de desempenho mais utilizadas do mundo.
Pensando nisso, sabemos que os benefícios de anunciar no Instagram Ads são realmente significativos.
Público: grande parte do público alvo utiliza a rede social;
Segmentação avançada: assim como o Facebook Ads, é possível criar anúncios para audiências específicas, com interesses específicos.
Ligação com Facebook: os anúncios do Instagram são criados dentro da plataforma de anúncios do Facebook, facilitando a criação de ações integradas entre ambas as redes sociais.
Além de tudo isso, por seu uma rede social focada em compartilhamento de imagens, se tornou o ambiente perfeito para marcas que têm apelo visual, como: marcas de roupas, celebridades, fabricantes de carro.
Como é feita a segmentação do Instagram Ads?
Os anúncios no Instagram Ads se destacam por darem um grande poder de segmentação aos anunciantes. Ao veicular um anúncio na rede, você pode direcioná-lo com todas as formas de segmentação, de acordo com a campanha produzida, como por exemplo:
Localização: é possível veicular anúncios em cidades ou regiões específicas;
Interesses: Segmente por interesses específicos, como as contas que seguem ou aplicativos que utilizam;
Comportamento: mostre anúncios específicos de acordo com as atividades dos usuários dentro e fora da rede social;
Dados demográficos: limite a exibição de acordo com gênero, idade, ocupação, etc.;
Públicos semelhantes: monte uma lista com clientes ou leads e deixe o Facebook encontrar pessoas semelhantes;
Públicos Personalizados: mostre anúncios para clientes que já conhecem a sua marca;
Direcionamento automatizado: deixa a plataforma escolher o público ideal para a sua campanha.
Utilizando todas essas segmentações, a empresa criara sua Persona e a partir disso, atrairá um público especifico para seus anúncios, gerando leads e, se for o caso, vendas.
Gerenciar anúncios no Instagram Ads
Para entender como funciona o gerenciamento dos anúncios na plataforma do Instagram Ads, é preciso entender que essa estrutura se divide em três partes principais: campanha, conjunto de anúncios e anúncios.
Campanha: é onde voe define o objetivo do seu anúncio.
Nessa sessão você encontrará três categorias para trabalhar o seu anúncio: reconhecimento, consideração e conversão.
Reconhecimento: tem a ver com branding, visibilidade da marca e exposição.
Consideração e conversão: espera-se que o usuário faça uma ação, como acesso a um site, ver um vídeo ou uma venda direta.
Após isso, você também precisará indicar para as plataformas e fará uma campanha baseada em leilão ou alcance e freqüência.
Leilão: você concorre com outros anunciantes.
Alcance e freqüência: funciona através de um preço fixo para chegar ao resultado.
Conjunto de Anúncios: essa etapa vai definir as seguintes preferências:
Público: você determinará sua persona;
Localização: escolha a localização geográfica onde seu anúncio será veiculado;
Orçamento: nessa área você irá definir quanto você está disposto a investir na campanha, além da duração do anúncio.
Por padrão, a plataforma sempre otimiza os anúncios para os menores custos possíveis. Você também pode propor um valor máximo que poderá pagar pela veiculação da publicidade.
Programação de anúncios: nessa etapa você escolherá quais dias e horários o anunciante gostaria de fazer a divulgação.
Plataforma: indica as plataformas onde você gostaria de exibir seu anúncio. O gerenciador de anúncios já direciona automaticamente sua publicidade para os locais em que ele considera mais visados para sua estratégia.
Posicionamento: depois de definir a plataforma, você precisa indicar onde você gostaria de posicionar seu anúncio dentro daquela estrutura.
Ele pode, por exemplo, aparecer do lado direito ou esquerdo, no feed ou nos stories, etc.
Dispositivo: você consegue definir as pessoas que poderão ver seu anúncio por meio de smartphone, desktop, sistema operacional, etc.
As opções são bem segmentadas, e você pode, inclusive, definir o modelo de celular para o qual você pretende direcionar sua campanha.
Quanto mais específico o conjunto de anúncios for, mais resultados positivos sua campanha terá.
Anúncios: Essa etapa é a parte criativa do anúncio, nela você irá configurar toda a aparência do seu anúncio, que pode ser, por exemplo:
Apenas Imagem;
Apenas vídeo;
Multimídia;
Carrossel;
Com ou sem textos
Com ou sem links de destino (direcionadores).
Anúncios dentro do aplicativo do Instagram
Após conhecer toda a estrutura do gerenciador de anúncios na plataforma do Instagram Ads, é hora de criar o anúncio direto do aplicativo.
Para isso, basta possuir uma conta no Instagram Business e iniciar a construção da sua campanha.
Promoções: essa ferramenta permite criar anúncios com mais agilidade.
Destino: nesta área você define para onde pretende direcionar as pessoas alcançadas pelo anúncio. Como:
Seu perfil próprio no Instagram;
Seu site;
Suas mensagens diretas.
Público: neste espaço você seleciona o público-alvo da publicação que você deseja impulsionar. As opções são as seguintes:
Automático: o Instagram direciona a publicação para as pessoas semelhantes aos seus seguidores.
Local: seleciona pessoas em uma localização específica para direcionar.
Manual: você mesmo cria seu público direcionando locais, pessoas ou interesses específicos.
Neste item, você consegue encontrara diversas opções para segmentar um público bem específico, podendo ainda incluir preferência por idade e gênero.
Custo dos anúncios do Instagram Ads
Apesar de o Instagram Ads funcionar da mesma maneira que o Facebook Ads, a forma de cobrança entre eles é diferente.
No Instagram Ads você pode escolher se prefere usar lances automáticos ou manuais.
Os anúncios no Instagram nunca vão custar mais do que você decidir pagar.
Se seu orçamento for de R$10,00 por dia, você nunca poderá ser cobrado mais do que isso.
Como fazer um bom anúncio no Instagram Ads?
Para se destacar dentre os anunciantes que utilizam as ferramentas do Instagram Ads, é preciso seguir algumas dicas para dar um Upgrade na sua campanha.
Mantenha o foco no visual: apesar de ser uma dica óbvia, postar anúncios com um visual que chame a atenção é necessário, porém nem tão simples.
A imagem utilizada deve ser criativa,a resolução deve ser alta (dentro dos padrões estabelecidos pelo aplicativo), as cores devem ser chamativas e reais. Quanto mais detalhes forem visíveis na fotografia/vídeo, melhor. O usuário tende a ser atraído por imagens vibrantes e diferenciadas.
Cries descrições curtas: o ideal é que a descrição caiba na legenda exposta na imagem/vídeo, sem levar o usuário a clicar no “mais” para continuar lendo.
Muitas pessoas perdem o interesse quando se deparam com textos grandes e cansativos. Até porque, elas estão no Instagram para consumir imagens e vídeos, ao invés de leitura.
Tenha sempre uma meta definida: não deixe de especificar os objetivos que você deseja alcançar com seu anúncio do Instagram.
Isso ajudará a direcionar melhor a campanha para o público certo, além de facilitar a análise dos resultados.
Assim como foi dito antes, você precisará definir entre as opções de segmentação quais são as mais interessantes e compatíveis para o seu modelo de negócio.
Faça testes: os testes A/B ajudarão a descobrir que tipos de anúncios têm a preferência do seu público-alvo.
Para ter um resultado concreto, é indicado que se experimente diferentes versões de um mesmo anúncio para descobrir qual teve os melhores resultados.
Agência de Performance para gestão de Instagram Ads
Como já foi dito, os anúncios no Instagram são feitos por meio da plataforma Ads. A partir deste meio os anúncios podem ser criados com baixa curva de entrada, assim como as principais plataformas de anúncios self service.
Quando seu investimento for relevante, é recomendado contar com uma agência especializada em marketing de performance, como a WebLoper.
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